sábado, 4 de julho de 2009

Não desista! - Texto para reflexão sobre o encerramento do 1º semestre letivo



Nada mais natural que ao longo da vida encontremos dificuldades, obstáculos e pedras que se colocam em nosso caminho, dificultando a caminhada. Natural também é que um desânimo venha à tona quando surgem essas intempéries. Mais natural ainda é que esse desânimo seja multiplicado quando os problemas surgem simultaneamente e em grande intensidade. Não é natural que percamos a fé.
Agarrar-se às mínimas possibilidades de superação é acreditar em si, é acreditar no próprio potencial e ter a certeza de que a pequena luz no fim do túnel pode tornar-se um grande sol. Dias melhores não virão, não cairão do céu. Eles serão construídos com o talento e o esforço de cada um que, unidos, demonstrarão a capacidade de transformação que possuem.
Uma etapa está chegando ao fim e partimos para o início de uma nova. Que saibamos usar a experiência adquirida e com as pedras do caminho façamos um muro, que seja a nossa fortaleza para a continuação da caminhada.
Conta uma história, que certa vez um biólogo caminhava por uma praia, dessas localizadas em regiões ermas, freqüentadas apenas pelos seus habitantes caiçaras. Em suas andanças o biólogo encontrou um morador, senhor simples, de fala mansa e humilde, atirando de volta ao mar aquelas estrelas marinhas que as ondas traziam e jogavam na areia. Indagado sobre a razão de fazer aquilo, o caiçara respondeu:
_Jogando as estrelas de volta ao mar, evito que elas morram secas na areia.
O biólogo sorriu e argumentou:
_Mas seu tamanho esforço não faz diferença, pois o mar traz centenas dessas estrelas a cada minuto, enquanto você consegue salvar apenas algumas poucas.
O caiçara sorriu, mostrou ao biólogo a estrela que estava em sua mão, e disse:
_Para essa aqui faz muita diferença – e atirou-a ao mar.
No dia seguinte, o biólogo estava lá, ajudando o caiçara a devolver as estrelas ao mar.
Se nós educadores acreditarmos em nossa capacidade de transformar um ser humano que seja, transformaremos o mundo.
Não desista. As dificuldades estão aí, são diárias e constantes, como constante é a sua capacidade de superação. Agarre-se àquilo que possui de mais valioso: o seu amor à profissão, à crença na humanidade e à certeza de dias melhores. Você é educador, o transformador social, o responsável pelo mundo melhor, no qual viverão seus filhos e netos.

Douglas Fersan
PCP – Ensino Fundamental – E.E. Ayrton Senna da Silva
Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo.

Um comentário:

  1. Amei sua palavras, são encorajadoras. O interessante é que também trabalho numa escola chamada Ayrton Senna, porém em outro município. Nós educadores apaixonados pela profissão, precisamos de injeções de ânimo de vez em quando!!! Maria José P. Borges

    ResponderExcluir