quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Resumo dos autores para estudos pedagógicos 1: Marta Kohl de Oliveira - Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento; um processo sócio-histórico.



A autora apresenta nessa obra uma síntese das teorias de Vygotsky de forma bastante clara e objetiva. O principal foco de seu estudo é importância dada à cultura e a Linguagem na constituição do ser humano (nota-se aí a principal característica vygotskyana: a influência do meio social sobre a formação do indivíduo, nesse caso, através da linguagem). No entanto, as relações entre desenvolvimento e aprendizado, pensamento e linguagem e aspectos biológicos e culturais do funcionamento psicológico não são deixados de lado.

Para Vygotsky o aprendizado é resultado de um processo, ou seja, não nasce pronto ou previsto dentro do indivíduo, ele vai sendo construído através do processo de interação social (daí a importância da relação entre as pessoas, como parte da construção desse processo). Vygotsky viveu em meio às transformações sociais que abalaram a Rússia no início do século XX, o que marcou profundamente o seu pensamento e norteou suas teorias acerca da aprendizagem (conhecer o contexto histórico no qual Vygostsky viveu ajuda a lembrar a linha que norteia seu pensamento – forte influência do meio social sobre o processo de aprendizagem).

Marta Kohl Oliveira afirma que para Vygotsky as diferentes culturas produzem modos diversos de funcionamento psicológico (mais uma vez é possível perceber a importância do meio social sobre a formação intelectual do indivíduo). A influência do meio é tão grande, que diferentes culturas produzem diferentes formas de desenvolvimento.

Não é possível falar de Vygotsky sem falar de Zona de Desenvolvimento Proximal. Esse conceito, elaborado por Vygotsky define a distância entre a Zona de Desenvolvimento Real (a capacidade que o indivíduo tem de resolver questões com autonomia) e a Zona de Desenvolvimento Potencial (capacidade que a criança possui de resolver questões com a ajuda de um adulto ou companheiro mais avançado). Identificar esse momento (ZDP) é a tarefa do educador, que saberá então quando avançar ou estacionar seu trabalho, respeitando o momento do educando. Conhecer esse momento da criança é ajudá-la a superar as dificuldades, recuperando possíveis defasagens e auxiliando a a atingir suas áreas potenciais.

Douglas Fersan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário